Confira as Novidades do Nosso Site VER OS FILMES

(21) 99107-7973

0

Jacó - 1994

  • Diretor Peter Hall
  • Código: NA-2850-BIB-LT
  • Disponibilidade: Em estoque
R$6,00

Opções disponíveis

Etiquetas: Jacó, Jacob, Bíblico, Biográfico, Drama, História, Crime, Matthew Modine, Lara Flynn Boyle, Sean Bean, Joss Ackland, Juliet Aubrey, Irene Papas, Giancarlo Giannini, Christoph Waltz, Christoph M Ohrt, Philip Locke, Daniel Newman, Cecilia Dazzi, Yvonne Sciò, Garry Cooper, Bev Willis

Na terra estrangeira de Canaã vive Isaque, filho de Abraão, com sua inteligente e obstinada esposa Rebeca e seus filhos gêmeos Esaú e Jacó. O primogênito, Esaú, é um caçador forte e destemido, com um apetite voraz pelos prazeres sensuais. Jacó é um pastor, mais terno e compassivo que Esaú. Assim como Esaú é o orgulho de seu pai, Jacó é a menina dos olhos de sua mãe. Rebeca está convencida de que Jacó, embora seja o segundo filho, é o escolhido e o legítimo herdeiro de Isaque e Abraão. E ela lhe conta que, quando estava grávida, Deus lhe anunciou: "Duas nações estão dentro do teu ventre. Dois tipos de homens serão entregues a você. Um será mais forte que o outro e o mais velho servirá ao mais jovem". . Um dia, Esaú retorna de uma caçada e encontra Jacó preparando um mingau de lentilhas. Faminto, ele pede comida a Jacob. Jacó concorda, mas com uma condição: que Esaú lhe venda seu direito de primogenitura. Visto que Esaú atribui pouco valor ao seu significado, ele concorda prontamente e eles concluem o pacto.

O tempo passou. Isaac envelheceu e quase ficou cego. É hora de transmitir a sua bênção paterna aos primogênitos. Ele pede a Esaú que cace e prepare alguma caça para ele, após o que ele lhe dará sua bênção. Rebekah sabe que deve agir agora. Encurralando Jacó, ela o pressiona a enganar Isaque para que ele obtenha a bênção em vez de Esaú. Jacó resiste, mas quando Rebeca jura assumir a culpa por essa manobra, ele finalmente consente. E assim Jacó engana seu pai. Quando Esaú retorna da caça e aparece diante de seu pai, ele explode de raiva ao saber do esquema. Tendo obtido apenas uma bênção menor de Isaque, ele jura matar Jacó assim que seu pai falecer.

Isaac, seguindo a sugestão de Rebeca, aconselha Jacó a fugir para Harran, para a casa de Labão - irmão de Rebeca, e pedir-lhe em casamento com uma de suas filhas. Carregado de ouro, prata, peles, especiarias e óleos, Jacó deixa tristemente sua casa e seus entes queridos. Logo, porém, ele percebe que está sendo seguido: um cananeu, um dos cunhados de Esaú, rouba-lhe o tesouro que seria seu dote. Uma noite, enquanto dormia, Jacob teve a visão de uma escada com figuras parecidas com anjos. Durante esta visão, Deus lhe promete proteção e prosperidade. Na manhã seguinte, Jacó jura permanecer fiel e devotado a Deus. Após uma árdua jornada, Jacob chega a Harran.

Abatido e sem forças, ele imediatamente esquece o cansaço ao ver uma linda jovem na fonte. A menina é Raquel, a filha mais nova de seu tio Labão. E Jacob se apaixona perdidamente por ela. Embora Labão cumprimente seu sobrinho calorosamente, ele não consegue esconder sua decepção por Jacó ter chegado sem nenhum presente. Os dois filhos de Labão, Morash e Be'or, estão menos satisfeitos com a chegada de Jacob. Jacó logo pede a Labão que o deixe se casar com Raquel, e ele até aceita as condições rigorosas de Labão: que Jacó se torne seu servo contratado por sete anos completos. Jacó prova ser um pastor singularmente bem-sucedido e contribui poderosamente para o bem-estar do povo de Labão. Assim, depois de sete anos, Labão não está disposto a deixá-lo partir e elabora um esquema astuto...

Quando Jacob acorda na manhã seguinte à consumação de seu casamento com Rachel, ele fica horrorizado ao descobrir que, em vez disso, dormiu com a irmã mais velha de Rachel, Leah. Labão forçou Lia a ocupar o lugar da irmã na tenda escura. Enquanto Jacó se enfurece, Labão afirma que, de acordo com a lei do país, o pai deve primeiro casar a filha mais velha. Ele está disposto, porém, a fazer outra oferta a Jacó: por mais sete anos de serviço, ele poderá tomar Raquel como esposa dentro de uma semana. E novamente, Labão e seu povo desfrutam de mais sete anos de ricas colheitas e rebanhos em expansão, tudo graças às habilidades superiores de Jacó. Mas enquanto a não amada Lia dá muitos filhos a Jacó, Raquel, seu único amor, permanece estéril por muitos anos, até que José finalmente vê a luz do dia. Após o término de seu segundo período de contrato, Jacó faz outro acordo com Labão, pelo qual ele tem permissão para reunir seu próprio rebanho. Sua prosperidade logo desperta a inveja dos filhos de Labão, Morash e Be'or, que acusam Jacó de enganá-los e de roubar suas propriedades.

Jacó decide que é hora de voltar para Canaã e foge com suas esposas, filhos e servos. Assim que Labão fica sabendo da fuga deles, ele reúne seus filhos e seus homens e começa a persegui-los. Ele finalmente se encontra com Jacó no Monte Gileade. Mas antes que ele possa alcançar Jacó, Deus aparece a Labão e o avisa para não prejudicar Jacó ou seu povo. A provação mais árdua de Jacó, porém, ainda o aguarda: o encontro com seu irmão Esaú. Temendo que Esaú ainda pretenda matá-lo, Jacó envia mensageiros com presentes ao irmão para anunciar sua vinda. Os mensageiros retornam mais cedo do que o esperado, informando que Esaú já está a caminho para encontrá-lo – com 400 homens armados. Jacó monta acampamento às margens do rio Jaboque.

Naquela noite, enquanto seu povo esperava Esaú com medo e tremor, Jacó se retirou para se recolher do outro lado do rio. Lá Jacob é atacado por um ser misterioso que ele não consegue identificar. É um anjo. À medida que a luta se intensifica e o anjo percebe que não pode subjugar Jacó, ele o golpeia ferozmente no quadril. Mas Jacó, que gradualmente percebe quem é seu adversário, continua a lutar com ele e se recusa a abrir mão de seu domínio até que o anjo o abençoe. No final das contas, o anjo cede e dá a bênção a Jacó junto com o novo nome de "Israel". Ele confirma assim o direito de Jacó à bênção que originalmente obteve por engano. Na manhã seguinte, quando o exército de Esaú se aproxima, Jacó reúne seu povo atrás de si e espera seu irmão. Quando Esaú chega à frente de suas tropas, Jacó se joga humildemente aos pés do irmão. Esaú quebra a tensão indo até Jacó de braços abertos e recebendo-o em casa. Reconciliando suas diferenças passadas, Jacó e Esaú se abraçam.

Ficha Técnica
Título no Brasil Jacó
Título Original Jacob
Ano de Lançamento 1994
Idioma Inglês
Legenda Português
Cores Colorido
Gênero Bíblico, Biográfico, Drama, História, Crime
Duração 94 Min. Aprox.
Direção Peter Hall
Países de origem França, Inglaterra, Itália, Alemanha, Estados Unidos
Elenco Matthew Modine, Lara Flynn Boyle, Sean Bean, Joss Ackland, Juliet Aubrey, Irene Papas, Giancarlo Giannini, Christoph Waltz, Christoph M Ohrt, Philip Locke, Daniel Newman, Cecilia Dazzi, Yvonne Sciò, Garry Cooper, Bev Willis
Outros detalhes
Observação A Bíblia | A Bíblia: Jacob

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
    Ruim           Bom