Roma, 1800. A cantora de ópera Floria Tosca se apaixona pelo pintor Cavaradossi. Quando o artista é preso por ajudar o irmão de Tosca, líder da resistência, a escapar da polícia, a protagonista se entrega no lugar do amado. Inspirado na ópera de Giacomo Puccini.
Ficha Técnica | |
Título no Brasil | A Tragédia de Tosca |
Título Original | Tosca |
Ano de Lançamento | 1941 |
Idioma | Italiano |
Legenda | Inglês, Português |
Cores | Preto & Branco |
Qualidade | Sem Menu (DVD-Rip) |
Gênero | Drama, Musical, Romance, Musicais |
Duração | 100 Min. Aprox. |
Direção | Carl Koch, Jean Renoir |
Países de origem | Itália |
Elenco | Imperio Argentina, Rossano Brazzi, Michel Simon, Adriano Rimoldi, Carla Candiani, Massimo Girotti, Nicolás Perchicot, Juan Calvo, Olga Vittoria Gentilli, Nicola Maldacea |
Curiosidades | |
Você Sabia? | ** Jean Renoir dirigiu apenas as 5 primeiras cenas antes da interrupção da guerra e o mandou de volta para a França. | ** Tosca de 1941 é um caso curioso e intrigante na história do cinema. Foi originalmente iniciado pelo diretor francês Jean Renoir, mas concluído por seu roteirista e diretor alemão Carl Koch. O que aconteceu durante a produção? Quais foram os respectivos papéis de Jean Renoir e Carl Koch? Qual versão Renoir queria fazer e o que Koch fez dela? Temos aqui um caso interessante de "e se?" A esposa de Koch, Lotte Reiniger, e o jovem Luchino Visconti contribuíram para o filme, enquanto seu produtor era o grande velho do cinema mudo italiano, Arturo Ambrosio. Apesar de Visconti sempre ter sido aberto sobre sua experiência francesa com Renoir como sua revelação estética, moral e política, ele sempre denegriu Tosca depois. No entanto, a análise visual do filme revela semelhanças marcantes com seus filmes, particularmente Ossessione (1943). Além disso, a pesquisa de recepção mostra que Tosca teve uma recepção crítica não totalmente desfavorável, na Itália e na Alemanha, facilmente esquecida na historiografia pós-1945, italiana e alemã. Fontes adicionais do arquivo Lotte Reiniger e do arquivo de fotos de Federico Patellani aprofundam a pesquisa. |
Crítica | |
Nota | "E diante dele toda Roma estremeceu" -- ** Este filme da Itália da era fascista não é uma versão musical da obra-prima operística de Giacomo Puccini, mas uma narrativa dramática direta da mesma história que se originou na peça de Sardou. A música de Puccini aparece, no entanto, com árias estrategicamente colocadas na trilha sonora. A atriz espanhola Imperio Argentina, nascida na Argentina, interpreta o papel-título com desenvoltura de diva. Rossano Brazzi está perfeitamente escalado para o papel do pintor surpreendentemente bonito e colaborador revolucionário Mario Cavaradosssi. Michel Simon rouba a cena sempre que está na tela, como o nefasto chefe da polícia Barão Scarpia, que está empenhado em prender todos os oponentes ao governo papal nesta história ambientada na Roma do início do século 19 ... e que tem os olhos em Tosca por sua própria gratificação sexual. Ele paga com a vida, vítima do ódio de Tosca e uma faca bem colocada. | ** As verdadeiras configurações romanas, onde as ações foram escritas para terem ocorrido, adicionam uma grande dose de autenticidade ... Palazzo Farnese, a igreja de Sant'Andrea della Valle e o Castel Sant'Angelo de onde a traidora Tosca, tendo falhou em salvar seu amado Mario, dá seu salto final. Carlo Koch dirigiu o filme iniciado por Jean Renoir. O grande Luchino Visconti participou, além de auxiliar. O filme deveria ser mais conhecido e revivido em séries de museus fora da Itália. Estreou comercialmente em Nova York com o título "A História de Tosca" no final de 1947. Infelizmente, ainda permanece uma obscuridade vista apenas na televisão italiana. | Fonte: IMDB |