Coleção Grandes Exploradores - 2007
- Código: AD4933
- Disponibilidade: In Stock
Etiquetas: Grandes Exploradores
A Saga dos Maiores Aventureiros da Era Moderna
Uma coleção para desbravar as fronteiras do conhecimento
A coleção grandes Exploradores, traz seis DVDs apresentando as expedições dos maiores aventureiros da Era Moderna em documentários de produção britânica.
Com relato e imagens da época e entrevistas com cientistas, exploradores e historiadores, a série conta a saga de homens que se lançaram aos oceanos, mares, rios e territórios antes inexplorados, sempre em condições desfavoráveis, lutando contra intempéries, a natureza selvagem e o desconhecido, para desbravar as últimas fronteiras do planeta e estabelecer os contornos do mundo como o conhecemos.
Vol. 01 - Ernest Shackleton - Até o Fim da Terra
Sir Ernes Shackleton ( 1874-1922 ) partiu da Inglaterra rumo à Antártida a bordo do navio Endurance. O ano era 1914, e o pólo Sul fora alcançado pouco anos antes. Mas seu objetivo era ainda mais ambicioso: Cruzar a pé o continente antártico. Perto do destino, porém, o Endurance encalhou no gelo e naufragou. Os tripulantes empreenderam, então, um périplo marcado por privações de toda sorte. Mas Shackleton conseguiu trazer de volta todos os integrantes de sua expedição. Dois anos depois de sua partida, voltou a Londres coberto de glória. E o explorador ainda retornaria à Antártida para sua última aventura.
Vol. 02 - David Livingstone - Jornada ao Coração da África
O Médico e missionário britânico David Livingstone ( 1813-1873 ) cruzou a África, desde a costa do Atlântico até o Oceano Índico. Nessa aventura extraordinária "descobriu' as cachoeiras de Victoria Falls. Foi o primeiro homem branco a avistar essa que é uma das maravilhas naturais do planeta e sua vida se confunde com a história da conquista africana: Livingstone lutou contra a escravidão e tentou, com todas as forças, localizar a nascente do rio Nilo. Depois de meses desaparecido, seria resgatado por Henry Stanley, num dos encontros que ficaram registrados na história dos grandes desbravadores do continente negro.
Vol. 03 - Francis Drake - Uma Viagem ao Redor do Mundo
O navegador e explorador inglês Francis Drake ( 1540-1596 ) teve uma carreira fulgurante e espetacular. Sua trajetória vai da condição de traficante de escravos, na juventude, e de maior pirata dos mares, na idade adulta, até os mais altos postos da marinha britânia, na maturidade.
Entre 1577 e 1580, época em que navega pelo globo terrestre era uma aventura imprevisível, empreendeu uma viagem de circunavegação na qual percorreu os quatros cantos do mundo.
Reivindicou Nova Albion ( na atual Califórnia ) para a coroa britânica. Depois, em 1588, derrotou a Invencível Armada espanhola. Na era elisabetana, quando o poderio britânico começava a rivalizar com a força da coroa espanhola, o corsário Francis Drake contribuiu para transformar a Grã-Bretanha numa potência mundial.
Vol. 04 - Cristóvão Colombo - O Novo Mundo
O genovês Cristóvão Colombo ( 1451-1506 ) pretendia alcançar as Índias navegando da Europa para o oeste, seguindo uma rota alternativa à costa africana, então na mira dos portugueses. Em 1492, conseguiu apoio dos monarcas espanhóis para sua ambiciosa empresa. Não chegou ao Japão e à China, como imaginava, mas a um conjunto de ilhas que explorou e começou a colonizar sob a bandeira da Espanha. Chamou os nativos de índios, acreditando ter chegado próximo de seu destino. A data 12 de outubro daquele ano ficou para a posteridade como marco do descobrimento da América. Apesar do triunfo e da aclamação que recebeu na Espanha, Colombo terminaria seus dias isolado e sem prestígio. As terras que visitou, entretanto, nunca mais seriam as mesmas.
Vol. 05 - Walter Raleigh - Desastre no Orinoco
Sir Walter Releigh ( c. 1552-1618 ) teve uma vida coberta de glórias e de frustrações. Foi o primeiro aventureiro britânico tentar estabelecer uma colônia no Novo Mundo. Membro da corte de Elizabeth I, foi afastado quando a rainha soube de seu casamento, em segredo, com uma cortesã. Tentou recuperar prestígio com uma fantástica expedição à Guiana, em busca do prometido reino do Eldorado. Ao retornar à Inglaterra, ingressou definitivamente na política. Acusado de conspiração, passaria 13 anos detido na Torre de Londres, onde escreveu uma alentada História do Mundo. Em 1617 partiu novamente rumo à América do Sul. Depois de um ataque desastroso a Trinidad, Raleigh voltaria às pressas para Inglaterra. Acusado de traição e prataria, foi condenado a morte e decapitado.
Vol. 06 - Robert Falcon Scott - A Corrida do Polo
O oficial da Marinha britânica Robert Falcon Scott ( 1868-1912 ) viveu a glória de ter alcançado seu objetivo máximo: chegar ao pólo Sul. Mas o sabor de vitória veio com o travo amargo: ao chegar ao destino, encontrou a bandeira negra da equipe norueguesa fincada no pólo. Roald Amudsen realizara o feito um mês antes da data da conquista britânica, 17 de janeiro de 1912. Durante a viagem de retorno, em fevereiro do mesmo ano, Scott e seus quatro companheiros morreriam de causas extremas: frio, congelamento das extremidades do corpo, fome, exaustão. Os diários e as cartas desses exploradores, porém, garantiam um testemunho de bravura e da dedicação com que os aventureiros empreenderam essa jornada fascinante e trágica ao " ultimo lugar da Terra".
Ficha Técnica | |
Título no Brasil | Grandes Exploradores |
Ano de Lançamento | 2007 |
Idioma | Inglês |
Legenda | Português |
Cores | Colorido |
Qualidade | Com Menu ( DVD R ) |
Gênero | Documentário |
Duração | 540 Min. Aprox. |
Países de origem | Estados Unidos |
Quantidade de Arquivos | 06 |